INTRODUÇÃO AOS SIGNOS - VIRGEM
- Patrícia Costa
- há 4 dias
- 3 min de leitura
Este série pretende resumir a natureza dos signos do zodíaco de acordo com as fontes tradicionais perso-islâmicas medievais, designadamente, Abu Mas´har, Al-Biruni, Mash´állah e Al-Khayyat.

No Livro da Felicidade, Virgem é retratado com o seu regente, mercúrio, segurando uma foice e colhendo grãos.
As três imagens inferiores (da direita para a esquerda) mostram os seus decanatos ou faces, mercúrio, lua e saturno.
Virgem é habitualmente representado por uma espiga de milho.
Virgem, no mundo astrológico medieval perso-islâmico, é 'as-Sunbula' (اَلسُّنْبُلَة), a espiga de milho, ou 'al-'ardhra' (العذراء), a Virgem.
Al Biruni diz que os nascidos sob este signo (quem tem ascendente em virgem) têm uma mente liberal, boas maneiras, são verdadeiros, bem informados, atenciosos, animados, brincalhões, amantes da dança e da música.
Os autores medievais dizem-nos que os nativos de virgem são bem-educados e honestos, têm boa memória e, de acordo com o grande Abu Ma'shar, são agradáveis, simpáticos, de forma graciosa, mas ansiosos quanto ao futuro.
Virgem está associado a viagens, comerciantes, computação, orçamentos e contabilidade. Os seus nativos são tímidos e reservados mas de grande criatividade. São prevenidos, gostam de se preparar com antecedência, tomar as suas precauções, minuciosos e chegam a ser "picuinhas".
Os nativos de virgem têm constituição medianamente robusta, com tendência a serem altos, com cabelos longos. Tendem a ter sinais no peito e nas costas.
De acordo com Ibn Ezra, têm boa estatura, corpo belo e conhecimento e compreensão de muitas coisas.
O domicílio de Virgem é mercúrio. A sua exaltação é igualmente mercúrio. de Júpiter fica nele em exílio e vénus em queda.
É um signo noturno, feminino, duplo, do elemento terra e temperamento melancólico. É um signo de verão no hemisfério norte e de inverno no hemisfério sul, frequentemente associado ao fim do verão e às colheitas.
Em natividades, em Virgem:
Saturno indicaria sábios, eruditos e aqueles que buscam aprender conhecimentos ocultos ou antigos.
Júpiter traria riqueza e indicaria comerciantes e filósofos.
Marte indicaria coragem, astúcia, estratagema, fraudes e enganos.
O Sol, sabedoria, filosofia e boa memória.
Vênus indicaria apetência e habilidade para dança, teatro e manualidades.
Mercúrio em Virgem seria associado a escritores, filósofos, comerciantes, e estudiosos e a habilidade oratória, retórica e de gramática.
A Lua indicaria gosto por ordem, justiça e equidade.

Em astrologia mundana, Virgem viria a representar a ascensão dos Impérios do Ocidente, mudanças económicas e avanços tecnológicos.
Alguns dos territórios associados a Virgem são a Andaluzia, Síria, Creta, o Tigre e o Eufrates na Mesopotâmia e a Tunísia.
Quanto a locais, virgem está associado a alojamentos das mulheres, a casas de música, eiras, campos cultivados e qualquer terra semeada.
Em termos de pessoas, Virgem representaria, entre outros, vizires, pessoas não binárias, secretários, supervisores, pessoas comuns, dançarinos, cantores, matemáticos, astrónomos, astrólogos, escribas, escritores e acadêmicos.
No corpo, Virgem está associado aos intestinos e às costas.
Em astrologia talismânica ou magia astrológica, este signo é usado para melhorar a memória, aguçar a esperteza, dar suporte e energia à escrita e reunir pessoas.
Em suma, virgem viria a ser associado a filósofos, tecnologia e juventude.
A visão astrológica medieval perso-islâmica do signo de virgem teve por base fontes helenísticas, africanas, babilônicas e da Indía, fazendo com que a sua interpretação fosse extremamente rica não só em natividades mas também em eletiva, horária e mundana.
Abordaremos este signo em maior profundidade no futuro e daremos continuidade a esta serie de introdução aos signos.