MARTE EM ESCORPIÃO
- Patrícia Costa
- 10 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 6 dias

Marte entrou no signo de Escorpião a 23 de setembro e aqui permanecerá cerca de dois meses.
Os trânsitos de Marte são muito importantes em Astrologia Mundana. Os movimentos de Marte eram atentamente observados pelos astrólogos medievais persas e islâmicos, porquanto este planeta está associado a guerras, tensões e conflitos.
O que esperar deste Marte em Escorpião?
Marte tem domicílio em Escorpião. O domicilio é uma dignidade tradicional.
Em Astrologia Tradicional, quando um planeta tem dignidade ele fica mais apto a expressar-se e a agir de cordo com as suas características.
Se é certo que um Marte dignificado tende a ser menos danoso, o facto é que Marte é por sua natureza um planeta disruptivo. Marte, ainda que dignificado, agirá de acordo com a sua natureza infortunada, significando em astrologia mundana guerra e conflito.
Ora, quando marte está debilitado, como aconteceu anteriormente com Marte em Balança, torna-se errático, imprevisível, trazendo destruição por força dessa imprevisibilidade.
Em domicílio, fica apto a produzir efeitos por ação direta.
Marte em escorpião é um significador tradicional de ascensão de lideres militares, generais e senhores da guerra.
Marte em Escorpião observa, conspira e de seguida ataca. Planeia cuidadosamente os seus esquemas e estratagemas, passando ao ataque.
De acordo com os astrólogos medievais persas e islâmicos, outra das grandes indicações de Marte em Escorpião é o aumento de tensão entre soldados e entre figuras militares/agentes de autoridade e o povo.
Infelizmente, parece-nos que podemos contar com um aumento das cargas policiais, não só de parte do ICE nos estados unidos, como semelhantes às recentemente ocorridas junto da comunidade estudantil académica de Coimbra e na manifestação de 4 de outubro no Porto.
Acresce que em Astrologia Mundana, este trânsito de Marte está também associado a derramamento de sangue e morte por envenenamento.

Em termos de clima, Marte em Escorpião indica chuva torrencial, tempestades e frio intenso.
É um período considerado sensível a problemas intestinais (à data em que escrevo este artigo ascende a oito o número de pessoas próximas com diarreia), a inflamações e a fluxo menstrual particularmente abundante.
Alguns dos territórios associados a Marte em Escorpião são a Arábia, o Líbano e o Brasil.
Em suma, marte em escorpião representa conflito, mas conflito escondido, dissimulado, cozinhado por debaixo da mesa.
Abordaremos futuros trânsitos de marte já que a sua importância em Astrologia Mundana é crucial.