O MAPA NATAL DE JESUS CRISTO
- Patrícia Costa

- 14 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
A palavra Natal significa nascimento e é precisamente nascimento que milhares de milhões de pessoas celebram no dia 25 de dezembro - o nascimento de Jesus Cristo.
Se para os católicos o dia de Natal é celebrado religiosamente, para muitos é-o apenas culturalmente.
De acordo com o Novo Testamento, Jesus nasceu em em Belém, no dia que viria a ser fixado, no início do Século IV, como sendo no dia 25 de dezembro - o dia do solstício de inverno no Império Romano.

Ninguém sabe o dia exato de nascimento de Cristo, muito menos a hora a que terá nascido.
Mas, e se lhe disséssemos que as moiras têm o mapa natal de Jesus Cristo?
Passo a explicar,
O Liber astrologiae, também chamado, Liber Abumazarus é uma compilação de textos astrológicos feita, na Idade Média, por um homem chamado Fendulus. Esta compilação foi copiada em vários manuscritos sendo que os dois mais antigos se encontram, um, na Biblioteca Nacional de França e, o outro, na British Library em Londres.
A origem do texto constante de tais manuscritos é a Grande Introdução à Astrologia do astrólogo persa Abu Ma´shar.
Abu Ma'shar foi o astrólogo mais famoso durante a Idade Média, não só no mundo islâmico, mas também no ocidente, graças à tradução para latim das suas obras. Nasceu em 787 d.c. em Balk e morreu no Iraque em 886 d.c. Passou quase toda a sua vida em Bagdad, tendo sido contemporâneo, e provavelmente amigo, dos grandes pensadores originais da famosa Casa da Sabedoria - Bayt al-Hikma - falaremos desta casa da sabedoria num futuro post.
No Liber astrologiae, Fendulus optou por reproduzir os capítulos da obra de Abu Ma'shar respeitantes às constelações do zodíaco, com descrições de cada um dos decanatos, aos doze signos e aos planetas e suas indicações.
Ora, o manuscrito que se encontra na biblioteca britânica, contém um mapa absolutamente fascinante - o mapa natal de Jesus Cristo, sob o título A figura do céu ao tempo da natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vejamos os posicionamentos indicados no mapa:
Ascendente - 2º 51´ balança
MC - 4º 00´caranguejo
IC - 4º 00 capricórnio
lua - 10º 40´balança
mercúrio - 23º 00´capricórnio
vénus - 22º 29´sagitário
marte - 6º 09´sagitário
sol - 9´18º capricórnio
júpiter - 13º 29´escorpião
saturno - 5º 53´caranguejo
cabeça do dragão - 11º 09´caranguejo
cauda do dragão - 11º 08´capricórnio

Façamos, agora, um exercício,
partindo do princípio que este é o mapa natal de Jesus Cristo, o que nos diz o seu Ascendente?
Indica-nos uma pessoa de temperamento sanguíneo, de pensamento rápido e bom coração. Que se excita e entusiasma quando fala. Uma pessoa justa, polida, generosa, por vezes indecisa. Alguém que é ótimo a dar conselhos, mas não muito bom a segui-los. Um nativo que retira prazer de pequenas coisas e aprecia a beleza e harmonia.
A dodecatemória do Ascendente dá-nos indicação clara de um nativo que se sente atraído por questões religiosas, pelo oculto e pela vida para além da morte e o decanato é o de alguém agradável, de boas maneiras. Um nativo fonte de rumores e mal-dizer e que será vitima de acusação pública falsa.
A lua, posicionada na casa I, indica-nos mudança, instabilidade e necessidade de ser amado.
Por fim, o regente do Ascende, Vénus, encontra-se na Casa III, nos seus próprios termos, indicando que a sua motivação primária passa pela comunicação, pelos irmãos e irmandade e pela prática da religião.
Desconheço a vossa opinião, mas quanto a mim, este ascendente poderá muito bem ser o ascendente de Jesus Cristo.
Feliz natal!
.






