Introdução aos signos - Escorpião
- Patrícia Costa

- 23 de out.
- 4 min de leitura
Esta série pretende resumir a natureza dos signos do zodíaco de acordo com as fontes tradicionais perso-islâmicas medievais, designadamente, Abu Mas´har, Al-Biruni, Mash´állah e Al-Khayyat.
No Livro da Felicidade, Escorpião é retratado com o seu regente, Marte, segurando o escorpião pela cauda e com uma faca na outra mão.
As três imagens inferiores (da direita para a esquerda) mostram os seus decanatos ou faces - Marte, Sol e Vénus.

Escorpião, no mundo astrológico medieval perso-islâmico, é Al-qrab (العقرب).
Al Biruni diz que os nascidos sob este signo (quem tem ascendente em escorpião) são ansiosos, enganadores, ousados, taciturnos, de língua afiada, satisfeitos consigo mesmos e corajosos.
De acordo com Abu Ma´shar, são atraentes, de olhos brilhantes, penetrantes e sedutores, às vezes escuros e redondos. Têm dificuldade em controlar seus desejos e impulsos, o que os pode levar a magoar aqueles que amam. São ousados, têm a língua afiada e uma profunda preocupação ou ansiedade que os consome.
Têm sede de vingança e tendem a apegar-se a pensamentos vingativos. Têm dificuldade em perdoar e passam muito tempo a conspirar contra seus inimigos.
São inquietos durante o sono, mexendo-se muito enquanto dormem, e frequentemente têm perturbações incomuns de sono.
Ainda de acordo com Al Biruni, os nativos de Escorpião são geralmente bonitos, têm olhos pequenos e penetrantes, rosto redondo, testa estreita, cabelo grosso, coxas finas e ombros largos.
Já Ibn Ezra diz que eles são moderadamente morenos e peludos, têm canelas longas e pés grandes. São destrutivos, traiçoeiros, irascíveis, mentirosos, caluniadores, sombrios, enganadores e astutos.
O domicílio de Escorpião é de Marte. Nele, Vénus fica exilada e a Lua em queda.
É um signo feminino, fixo, do elemento água e temperamento fleumático, bestial, fértil, outonal no hemisfério norte e primaveril no hemisfério sul.
Á semelhança do que acontece com Balança, muitos dos significados atribuídos a Escorpião estão ligados ao aumento do número de horas de escuridão que ocorre no outono no hemisfério norte. Quer Libra, quer Escorpião têm fortes conexões com os jinns e o ocultismo ou Al-Ghayab - o invisível.
Escorpião é, assim, tradicionalmente ligado com o invisível, com o que não se vê. A saber, magia, ocultismo, misticismo, jinns e sonhos.
Os nativos de Escorpião têm uma mente voltada para o oculto, o que inclui também o conceito de segredos e secretismo.
Interessante notar que as ciências ocultas islâmicas incluem a magia, a alquimia, a astrologia e a medicina. Por este motivo, Escorpião está também ligado a médicos, cirurgiões e àqueles que trabalham com a elaboração e manuseamento de medicamentos e estudam as influências ocultas no corpo humano.

Em Natividades e em Escorpião:
Saturno indicaria atrasos e lentidão, melancolia, uma mente vingativa e conflitos com os pais.
Júpiter traria a aprendizagem e ensino das ciências ocultas.
Marte indicaria nativos destemidos, trabalhadores, conspirativos e dados a segredos.
O Sol indicaria força, generosidade e estima.
Vénus, dor e sofrimento no amor, amor não correspondido.
Mercúrio traria nativos astutos, mestres em estratagemas, enganos, fraudes e autores dos seus próprios infortúnios.
A Lua indicaria teimosia, rancor, muitas febres, e paixão obcecada por um amor não correspondido. Indicaria, ainda, possível traição por parte da família, e dificuldade em manter as gravidezes até ao termo.
Em Astrologia Mundana, Escorpião indicaria derramamento de sangue, violência, perseguição, traição e calúnia; revelação de esquemas, aumento de febres, abortos espontâneos, e assassinatos por envenenamento.
Alguns dos territórios associados a Escorpião são o deserto da Arábia, o Yemen e Marrocos.
Quanto a locais, representa poças de água contaminada, prisões, lugares de tristeza e luto, covis de escorpiões, lugares desertos, vinhedos e bosques de frutos vermelhos.
Em termos de pessoas e profissões, representa, entre outros, médicos, cirurgiões, farmacêuticos, talhantes, feiticeiros.
No corpo, este signo está associado aos genitais e ao ânus.

Sucede que, a partir de finais do séc. XIX/ início do séc. XX passou a confundir-se genitália com acto sexual.
Isto numa altura em que os indicadores astrológicos foram retirados do seu contexto e compilados num sistema designado por alfabeto das 12 casas ou das 12 letras. Como em Astrologia Médica, Escorpião está associados aos órgãos sexuais, passou a considerar-se que tal significava sexo, logo que Escorpião indicava sexo, o mesmo acontecendo com a Casa VIII.
Impõe-se referir que tal não passa de uma distorção moderna do conhecimento de astrologia médica.
abordaremos as casas astrológicas em futuros posts
Em Astrologia talismânica ou Magia Astrológica, este signo é usado para proteção contra pragas, insetos, escorpiões e para tratamento de picadas de escorpião.
Em Eletiva, Escorpião é pouco usado pois representa engano e fraude.
A visão astrológica medieval perso-islâmica do signo de Escorpião teve por base fontes helenísticas, africanas, babilônicas e da Indía, fazendo com que a sua interpretação fosse extremamente rica não só em natividades mas também em eletiva, horária e mundana.
Abordaremos este signo em maior profundidade no futuro e daremos continuidade a esta serie de introdução aos signos.






